Arquétipos de Marca: O que é e os 12 principais

Arquétipo de marca

Arquétipos de marca são padrões universais de comportamento, personalidade, ações, visões e valores que ajudam a entender e comunicar uma marca de forma eficaz.

A partir dos 12 principais arquétipos de marca podemos categorizar e padronizar as comunicações das marcas, compreendendo seu posicionamento em relação a seus consumidores e o mercado em que atuam.

Alinhando a identidade e valores das marcas com as necessidades e desejos do público-alvo, as empresas podem criar mensagens verdadeiramente significativas e conectada às expectativas e comportamento de seus consumidores.

Neste post, vamos falar sobre o assunto a partir dos seguintes tópicos:

O que é arquétipo de marca?

Os arquétipos de marca são estratégias de marketing aplicadas no branding para aprimorar a percepção e construção de marcas.

Carl Jung, um psicanalista e psicoterapeuta suíço, que também fundou a psicologia analítica e traçou as ideias de inconsciente coletivo, desenvolveu essa teoria.

Jung propôs que existem padrões universais de pensamento, símbolos e comportamentos inerentes à psique humana, e chamou esses padrões de “arquétipos“.

Arquétipos são padrões universais de comportamento e personalidade, que emergem de forma natural em culturas ao redor do mundo, refletindo aspectos profundos do inconsciente coletivo e da experiência humana.

Arquétipo de marca

Importância dos arquétipos de marca no Branding

Por que algumas marcas se destacam mais que outras? Por que alguma marcas conseguem criar conexões tão profundas com seus clientes? A resposta está no posicionamento da marca e seu arquétipo bem definido!

Imagine dois perfis: um com campanhas e uma personalidade forte e outra mais reservada, com traços misteriosos e comunicações mais generalistas.

Qual delas você acha que seria mais lembrada ou mencionada ao ver um produto semelhante ou conversando com alguém?

Com certeza, aquela com características marcantes ou uma estratégia sólida de posicionamento e branding.

Marcas que não se posicionam de maneira clara ou tentam abraçar muitas causas de forma superficial, dificilmente serão lembradas em momentos decisivos.

Por isso, direcionamos comunicações e focamos em transmitir a percepção e valores da marca através do arquétipo de marca.

Assim, destacamos as mensagens principais que a empresa deseja transmitir. Ao mesmo tempo em que proporcionamos identificação e conexão com o público-alvo, conquistando sua confiança!

Para definir com clareza o arquétipo da sua marca, é fundamental conhecer os tipos e entender como transmiti-los em sua estratégia de branding.

Vamos apresentar os 12 arquétipos de marca. Você aprenderá como conhecer e aplicar qual o mais adequado para sua empresa, considerando seus valores, missão, história e público-alvo.

Conheça os 12 arquétipos de marca

Para construir uma boa identidade de marca, é preciso escolher o arquétipo que melhor se encaixa na sua realidade.

Estes são os 12 arquétipos de marca. Compreenda o conceito e suas aplicações práticas para aprimorar suas estratégias de marketing.

1. O Inocente

“O Inocente” é aquela personalidade que inspira pureza, otimismo e leveza. Ele acredita no bem, na simplicidade e sinceridade, onde podemos encontrar grandes soluções lidando de forma descomplicada.

Ótimos exemplos são a Dove, empresa de produtos de higiene pessoal e a Coca-Cola, uma das multinacionais mais conhecidas pelo mundo todo.

Para a Dove, esse arquétipo se reflete em suas campanhas que exaltam a beleza natural e autocuidado. Incentivando as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas sem precisar atingir padrões irreais.

Já na Coca-Cola, o arquétipo “O Inocente” é explorado através de suas mensagens com o objetivo central de celebrar a vida e os momentos simples. Comemorando a união, a família e os melhores momentos da vida.

2. O Sábio

“O Sábio” representa o conhecimento, aprendizado, orientação e experiência. As marcas que adotam esse arquétipo destacam sua autoridade promovendo informações confiáveis a seu clientes, educando e conscientizando-os.

Pensando em empresas com esse arquétipo de marca, são exemplos: Google e CNN.

Para o Google, o arquétipo “O Sábio” se reflete em sua missão de tornar as informações universalmente acessíveis e organizá-las da melhor maneira, pensando na compreensão e educação de todos.

Já para a CNN, as abordagens desse arquétipo destacam suas informações baseadas em dados e análises objetivas.

3. O Herói

As marcas que se alinham a esse arquétipo se posicionam como líderes e demonstram sua coragem e determinação.

Destacando em suas campanhas mensagens que buscam inspirar seu público-alvo a superar desafios, alcançar objetivos e realizar seus sonhos.

Um exemplo de marca que adota o arquétipo do Herói é a Nike, com sua campanha “Just Do It” que incentiva as pessoas a superarem seus limites físicos e mentais.

A BMW é outro exemplo de aplicação do arquétipo “O Herói”. A marca se destaca no mercado automotivo por sua inovação e excelência em seus veículos. Além de promover uma imagem de poder e confiança, alinhada à ideia de que seus carros superam desafios e proporcionam experiências únicas.

4. O Fora da Lei

Reconhecido por sua personalidade e características, esse arquétipo é rebelde e inquieto, pronto para quebrar os limites, regras e padrões cotidianos.

O arquétipo “O Fora da Lei” valoriza a liberdade com ousadia e inovação!

Marcas que adotam o arquétipo “O Foda da Lei” desafiam modelos tradicionais, se destacando através da sua originalidade e ousadia.

Um exemplo da aplicação dessas características é a marca Harley-Davidson. Essa marca destaca seu gosto pela ousadia e com suas estratégias muito bem alinhadas ao público que valoriza a liberdade nas estradas.

Outro exemplo é a Red Bull, que se destaca por suas campanhas que exploram abordagens radicais e inovadoras. Desafiando seus consumidores com a mensagem “dar asas” a alcançarem seus sonhos, encorajando a quebra de limites.

5. O Explorador

Como o próprio nome já diz, o arquétipo “O Explorador” é aquele que busca descobrir o mundo e ampliar seus horizontes, sem se prender a monotonia do cotidiano.

É aquele que se sente atraído por novas experiências e descobertas. Esse arquétipo é aventureiro, livre e curioso.

Marcas que adotam esse arquétipo se guiam pela coragem, aventura e liberdade.

A Jeep é um grande exemplo de marca que trabalha muito bem essas características e posicionamento. Personificando o seu espírito explorador, incentivam seus clientes a explorarem novos caminhos e paisagens com conforto e segurança.

Outro exemplo é a The North Face. Conhecida por seus produtos projetados para ambientes ao ar livre e situações extremas e adversas.

A The North Face promove a ideia de explorar a natureza, desafiar os limites e viver experiências únicas e incríveis, mesmo em ambientes radicais.

6. O Mago

Esse arquétipo traz uma visão misteriosa, sonhadora e transformadora. As empresas que seguem o arquétipo “O Mago” buscam criar experiências mágicas e transformar sua realidade.

Esse perfil é aquele que busca compreender os mistérios do universo, através de suas ideias mágicas, inovadoras e transformadoras.

Desvendando as foças e mistérios intrínsecos, o arquétipo “O Mago” representa a ilusão, mistérios, loucuras e criatividade através de mudanças e experiências significativas.

Disney, por exemplo, simboliza isso muito bem! Retratando a magia da infância para pessoas de todas as idades, resgatando memórias afetivas e oferecendo uma experiência ao cliente encantadora!

Assim como O Boticário, outro ótimo exemplo das características do arquétipo “O Mago”, despertam emoções e sensações que vão além de suas fragrâncias. A marca encanta e transporta seus clientes a experiências transformadoras.

7. Pessoa comum

O objetivo principal do posicionamento do arquétipo “Pessoa comum” ou “Cara comum” é estar inserido na realidade da sociedade de maneira efetiva.

Caracterizado por sua simplicidade, acessibilidade e autenticidade, esse arquétipo reconhece a realidade e se posiciona com leveza e humildade.

Isso demonstra a humanização da marca, gerando proximidade e conexão com seu público, fazendo com que sintam-se pertencentes de uma comunidade.

Marcas que adotam esse arquétipo procuram se conectar com o público de maneira genuína, mostrando que entendem suas necessidades e vivem experiências similares às suas.

Um exemplo do arquétipo “Pessoa comum” é a Havaianas. A marca valoriza a simplicidade e uma linguagem acessível a todos.

Representando como as pessoas são genuinamente em seus cotidianos, a marca incorpora elementos da cultura brasileira destacando o natural e o espontâneo.

8. O Amante

O arquétipo “O Amante” representa a busca por conexões profundas e pelo prazer emocional e sensorial através de produtos e serviços.

Embora o nome faça referência aos sentimentos de paixão e sensualidade, o objetivo principal desse arquétipo não envolve apenas o amor, mas sim sua transformação e conexão.

Empresas dos setores de moda, estética e beleza exploram muito bem esse arquétipo e suas formas de conexão com o público.

Essas marcas se destacam pela qualidade e experiências premium de seus produtos. Estimulando os sentidos de seus consumidores nas jornadas de compra através de fragrâncias envolventes, sabores autênticos, peças marcantes, designs elegantes e experiências luxuosas.

A Victoria’s Secret e a Dior são exemplos icônicos desse arquétipo. Através de seus produtos elegantes, roupas luxuosas, perfumes sedutores e românticos, as marcas criam uma experiência sensorial completa a seus clientes, celebrando a beleza, a paixão, a confiança e a sensualidade.

9. O Bobo da Corte

“O Bobo da Corte” é conhecido por suas características divertidas, irreverentes e espontâneas. Com uma linguagem descomplicada e engraçada, esse perfil enxerga a vida com leveza e humor, transmitindo sua energia positiva a todos.

Seu objetivo não é necessariamente propor ideias revolucionárias. E sim viver de forma alegre, tranquila e autêntica, sendo aceito pelo que é.

Marcas que adotam o arquétipo “O Bobo da Corte” procuram oferecer produtos e experiências que sejam divertidos o suficiente para entreter, agregar valor e despertar emoções positivas.

A Skol por exemplo, enfatiza em suas propagandas suas abordagens descontraídas e universais. A marca busca criar uma imagem irreverente, através de situações engraçadas e cotidianas que se conectam com o público.

Assim como a M&M’s, que valoriza o entretenimento e a positividade. A marca utiliza uma abordagem de comunicação marcada pela personificação de seus personagens coloridos, além de destacar seus produtos como uma opção de snack irresistível para consumidores de todas as idades.

10. O Cuidador

No caso do “Cuidador”, encontramos muitas características que nos remetem a proteção, compaixão, confiança e dedicação. Esse arquétipo é generoso, compassivo e acolhedor. Ele se preocupa com o bem-estar dos outros.

Marcas que adotam esse arquétipo são frequentemente associadas a valores como cuidado, confiança e responsabilidade.

A Johnson & Johnson e Nivea são grandes referências alinhadas a esse arquétipo. Reconhecidas por sua linha de produtos voltados para o cuidado com a saúde e o bem-estar das famílias, se destacam por suas reputações confiantes e dedicadas ao cuidado e proteção de seus consumidores.

11. O Criador

Marcas que adotam o arquétipo “O Criador” querem destacar seu lado criativo e inovador! Gostam de compartilhar conhecimento e valorizam expressão e originalidade.

Essas marcas são conhecidas por sua capacidade de pensar fora da caixa, criar tendências e transformar ideias em realidade.

Um exemplo de marca que adota o arquétipo do Criador é a Apple, reconhecida por sua inovação e design revolucionário.

A Apple é referência quando o assunto é lançar produtos inovadores que mudam a forma como interagimos com a tecnologia.

Assim como a Tesla, liderada por Elon Musk. A Tesla é conhecida por suas inovações no campo dos veículos elétricos e da energia sustentável, criando soluções inovadoras para os desafios globais.

12. O Governante

Marcas que adotam o arquétipo “O Governante” buscam estabelecer autoridade e liderança em seus setores.

Reconhecidas por sua excelência e padrões elevados de qualidade, as marcas que adotam esse arquétipo demonstram seu poder e controle.

Um exemplo é a Rolex, a marca de relógios de luxo conhecida por sua qualidade impecável e status. A Rolex é uma referência de liderança e excelência no mundo dos relógios.

Outro exemplo é a Mercedes-Benz, uma fabricante de automóveis de luxo que representa o mais alto padrão de engenharia e design. A marca transmite com essas características do “Governante” seu prestígio e excelência em qualidade e segurança.

Descubra como a Echo pode impulsionar sua marca!

Somos uma agência de marketing digital com sede em Caxias do Sul e vasta experiência no crescimento e evolução dos negócios.

Cada empresa conta uma história! E cada marca criada representa uma jornada única!

Ao longo de nossa jornada, atendemos clientes de diversas regiões do Brasil e estamos preparados para atender as suas necessidades, onde quer que esteja!

Nossa equipe está pronta para transformar sua presença online. Entre em contato conosco e descubra o melhor para sua marca!

Explore a autenticidade e destaque-se da concorrência. 🙌🏼🔥

Clique no link abaixo e ganhe uma avaliação gratuita!

Acompanhe nossas redes sociais: @echoagencia_

Você pode se interessar: Como funciona Marketing Digital?